terça-feira, 22 de setembro de 2009

A ARTE TERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO


Arte Terapia é o termo que designa a utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos, ou seja, uma terapia onde a pintura, música, dança, teatro entre outros recursos artísticos são as ferramentas utilizadas para explorar simbolicamente e equilibrar nossas emoções.
Assim, partindo do princípio onde o Homem é um ser com a essência criadora e que a arte está presente desde a pré-história como uma das primeiras formas de comunicação e expressão humana, observamos que o fazer artístico não é apenas uma representação que visa estética, mas sim a linguagem essencial onde a alma encontra caminho para produzir seu diálogo mais profundo com o meio em que vive.
E esse é o trabalho de um Arteterapeuta, conduzir o paciente ao auto-conhecimento e a ampliação da consciência, reorganizando e explorando suas emoções o que possibilita grandes mudanças como: sociabilização, melhora da auto estima, auto confiança, motivação pessoal e profissional, controle da ansiedade, superar medos e traumas, melhora na concentração, oficina anti-stress entre outros.
Os encontros terapêuticos acontecem com dia e horário marcados dentro de um setting (espaço) previamente preparado, podendo ser feito o trabalho em grupos ou individualmente. O tempo de acompanhamento terapêutico varia de acordo com as necessidades do cliente e sua evolução.

O atendimento é feito com crianças e adultos, individualmente ou em grupo, em clínicas terapêuticas, instituições assistenciais, hospitais e empresas.Os Arteterapeutas são os profissionais capacitados para esse tipo de trabalho, sendo necessário ter concluído o curso de Especialização Lato Sensu em Arteterapia e associar-se à AATESP (Associaçãode Arteterapia do Estado de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário