quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Arteterapia, seus benefícios e área de atuação...

A Arteterapia, seus benefícios e área de atuação...
Arte faz parte da vida do homem desde os primórdios da humanidade, período que criavam para se comunicar, concretizar suas emoções, cultuar deuses, além de utilizar-se de suas criações para suprir suas necessidades domésticas. 
Com a evolução da humanidade, foi-se percebendo o quanto o fazer artístico era capaz de representar pensamentos, expressar sentimentos e transformar as emoções. Especificamente no período Pós Guerra, que a arte passa a ser utilizada como ou em terapia. Freud e Jung perceberam a relevância do uso da arte no atendimento de seus pacientes, e no Brasil, Nise da Silveira, grande precursora da Terapia Ocupacional, revolucionou a história dos hospitais psiquiátricos com suas oficinas expressivas, ficando evidente que a arte ajuda a exprimir o inexprimível, acalmar a alma e reorganizar as emoções.
A Arteterapia é uma forma de atendimento terapêutico, que utiliza recursos artísticos como ferramenta de trabalho para viabilizar a comunicação, expressão e até mesmo cura das feridas da alma. Os atendimentos são realizados individualmente ou em grupos, em clínicas, instituições assistenciais, escolas entre outros, para todas as idades e enfermidades. Os Arteterapeutas são os profissionais especialistas formados em uma instituição de nível superior reconhecida pelo MEC e devem ser credenciados na Associação de Arteterapia do seu estado. Hoje a Arteterapia já faz parte do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).
Assim, a Arteterapia desenha sua linda história e vai colorindo a vida de diversas pessoas. Traz a leveza de uma pintura em aquarela, a expressão concreta da argila, além de proporcionar novas faces e possibilidades para os atendimentos terapêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário