quarta-feira, 17 de agosto de 2016

"Essa tal felicidade..."


Felicidade é uma palavra, emoção ou sentimento muito explorado, discutido e desejado assim, eu te faço a seguinte pergunta: O que é felicidade para você? Uma coisa é certa, independente da idade, sexo ou nacionalidade, a felicidade é um estado de espírito, emoção ou sensação que todos nós, direta ou indiretamente almejamos e já sentimos em alguns momentos de nossa vida. Para algumas pessoas, felicidade é ter muito dinheiro, para outras, é ter as contas pagas, alguns se sentem felizes de ver a família reunida, outros  de poder saborear as pequenas coisas da vida.
Felicidade pode envolver profissão, família, amigos, espiritualidade, mas sem o sentimento de gratidão, fica muito mais difícil vivenciar essa emoção, pois acabamos nos deixando envolver por um espírito de ausência, tendo a sensação de que sempre esta faltando alguma coisa. Como por exemplo, aquela mãe que tem vários filhos e faz uma festa para comemorar seu aniversário, bem nesse dia um deles não pode comparecer, a festa está linda, os seus amigos e familiares vieram, mas o filho que não veio, acaba pesando mais do que todos que compareceram. A falta de gratidão é mais ou menos isso, podemos ter tudo e todos ao nosso redor, se não houver gratidão pelo que conquistamos e recebemos da vida, sempre ficará um vazio...
Felicidade não se mensura e acredito que não existam pessoas livres de situações que causam tristeza, desânimo e frustração, pois faz parte do campo das emoções e as mesmas oscilam de acordo com as situações do dia a dia. A diferença é,  como eu lido com esses estressores externos?  Escolho paralisar-me diante de situações difíceis ou prefiro levantar a cabeça, aprender com a dor e seguir em frente, validando as coisas boas da vida independente do que tenha acontecido?   
Se você deseja experimentar um pouco mais dessa sensação, vou repetir a pergunta: O que é felicidade para você? Pensou? Então vou te fazer outra pergunta? O que você ainda não fez para contribuir com "essa tal felicidade”?  

Observe sua vida, história, tentativas, erros e acertos.  Perceba tudo que aprendeu e todos os motivos que você tem para agradecer, essa é uma excelente vitamina para a felicidade. Se você não é uma pessoa grata, pode começar por aí... Agradeça por estar lendo este texto, é sinal que está vivo, enxerga e tem um dispositivo eletrônico  que te proporciona  a leitura. Agradeça pela sua casa, amigos, família e você irá perceber que ao trocar pensamentos ruins, insatisfação e todo tipo de murmuração, por pensamentos bons, lembranças saudáveis, simplicidade e gratidão, sua vida poderá encher-se gradativamente da sensação de bem estar. Você se tornará uma pessoa mais interessante, otimista, animada, daquelas que é muito bom estar perto. E com toda certeza você irá descobrir a sua felicidade!
Camila Volpe
Terapeuta & Coach


Nenhum comentário:

Postar um comentário